2016 realmente foi o ano do azar no amor?

Para quem costuma acompanhar notícias sobre casais famosos, 2016 trouxe um baque atrás do outro. É verdade que relacionamentos entre celebridades têm fama de não durar muito, mas inúmeros casais contrariam essa regra. Por isso mesmo, foi um grande choque ver alguns dos nossos relacionamentos duradouros favoritos chegarem ao fim.

O fim do casamento de 26 anos de William Bonner e Fátima Bernardes fez a internet parar, da mesma forma que a separação do mais adorado casal de Hollywood, Angelina Jolie e Brad Pitt, que encerraram 12 anos de relacionamento.

Embora com menos alarde, outros casais também anunciaram sua separação, dos brasileiros Fernanda Gentil e Matheus Braga ao divórcio tumultuoso de Johnny Depp e Amber Heard.

Mas será que algo em 2016 realmente influenciou todas essas separações? Segundo os gregos, sim. Existe no país a superstição de que anos bissextos trazem azar no amor. Eles até evitam se casar nesses anos.

O azar dos gregos não é a única superstição que cerca os anos bissextos. Na Irlanda e na Escócia, por exemplo, a história é bem diferente. O dia 29 de fevereiro é uma data especial, na qual as mulheres pedem os homens em casamento.

Isso ocorre desde o século V, no qual, segundo a lenda, St. Patrick teria estabelecido a data após Santa Brígida dizer que as mulheres sofriam esperando demais pelo pedido. Na Escócia no séc. XIII, teria sido, inclusive, criada uma lei na qual os homens teriam de pagar uma multa se recusassem a proposta de casamento feita por uma mulher em 29 de fevereiro.

Segundo a numerologia, porém, não há motivo para temer. A soma dos dígitos do dia extra resulta em 11 (29 - 2+9=11), número que não se reduz por ser um dos chamados Mestres, dias de energia especial. O 11 está voltado à intuição, espiritualidade e às pessoas visionárias e idealistas.

E como é o dia que “acerta” o nosso calendário — o ano civil tem 365 dias, mas a Terra demora 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa em torno do Sol, então, a cada quatro anos, soma-se um dia extra —, ele indica equilíbrio, colocar as coisas em seu devido lugar. Ou seja, não traz azar, mas certos acertos. E isso, para alguns casais, pode ser sinônimo de separação, se for o melhor para os dois.

E a numerologia de 2016 indica mais uma coisa. A soma de seus algarismos é 9 (2+0+1+6 = 9), número que indica o fechamento de ciclos para que novos se iniciem. Para esses casais, talvez, o término fosse o evento de que precisavam para que coisas melhores entrassem em suas vidas a partir de agora. Mas, para quem vive um relacionamento saudável e feliz, 2016 será apenas um ano tão bom quanto qualquer outro!


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Confira também: