por Equipe Horóscopo Virtual

8 coisas que você deve considerar antes de aceitar um emprego

As contas são implacáveis todo começo de mês, o dinheiro é o vetor que move a maior parte de nossas necessidades e vontades, manter-se em ação também é importante. Um emprego é o que resolve todas estas questões, e em algumas fases de nossa vida ou da economia ele é bem raro. Mas, mesmo assim, devemos pesar algumas questões antes de aceitar um trabalho.

Por mais que possa parecer estranho, um emprego bem remunerado não é a melhor coisa que pode te acontecer. Saiba que sempre devemos nos questionar algumas coisas antes de ingressar em uma carreira através de uma vaga pouco atrativa. Abaixo, separamos algumas questões que você deve sempre levar em conta antes de dizer sim para o recrutador. Confira:

1. Este emprego é o que eu realmente quero?

Pode parecer idealista, mas a resposta a esta pergunta dita sua felicidade nos próximos meses e pode até influenciar a felicidade de toda a sua vida. Aceitar um emprego muito distante do que você sempre sonhou pode ser um tiro no pé e um adiamento por tempo indeterminado da realização do que almeja.

2. E a empresa, tem meu perfil?

A empresa que você irá trabalhar deve ser analisada quase da mesma forma que você analisaria alguém para dividir sua vida. Não que o emprego seja para sempre, mas será que é possível viver em harmonia por um tempo determinado lidando com esta empresa? O perfil dela é próximo ao seu? Por exemplo, se você é todo moderno e descolado, será que teria algum cabimento ter que esconder suas tatuagens e tirar o rosa do seu cabelo para fazer parte da equipe de um escritório tradicional?

3. Qual a visão dessa empresa?

Além do perfil, levar em conta o caminho que esta empresa pretende trilhar também é importante. Se o seu percurso for oposto ao dela, nem cogite em dizer sim para este emprego. Só vale a pena investir se ao menos algumas ruas dos seus objetivos se cruzarem.

4. Essa experiência de trabalho me ajudará a alcançar meus objetivos?

Ok, você provavelmente não terá como um de seus primeiros empregos exatamente o emprego que sempre sonhou. Mas, é extremamente indicado que o emprego atual seja um dos degraus de sua escalada. Se você aceitar um trabalho muito distante do que almeja como plenitude profissional, pode perder tempo.

5. É uma oportunidade de aprendizado?

Aprender é uma das coisas mais importantes da vida profissional. Avaliar se o emprego que está em jogo pode te ensinar e te fazer crescer profissionalmente é de extrema importância. Cada degrau na nossa escalada deve ter conquistas, seja através do próprio trabalho ou da convivência com pessoas mais experientes na área.

6. A única coisa que me interessa nesse emprego é o dinheiro?

Se a resposta for sim, não hesite em negar a oportunidade. Dinheiro por si só nunca trará felicidade. A não ser que você tenha objetivos muito claros, como juntar dinheiro para poder fazer um curso específico ou um intercâmbio, por exemplo. Mas de forma geral, o ideal é que outros interesses se somem ao salário.

7. Este trabalho preencheria suas horas e isso te basta?

Se você avalia uma vaga apenas porque está muito tempo sem nada e não aguenta mais ficar em casa, isso é um perigo. Horas mal aproveitadas preso em um trabalho sem futuro e que não te acrescenta nada é muito pior do que horas livres em que você poderia estudar ou procurar algo que tivesse mais a ver com seu perfil, por exemplo.

8. Esta vaga ajuda meu currículo?

Um bom currículo continua sendo importante para conseguir vagas almejadas. Se a vaga atual não for seu objetivo específico, mas ajudar a conseguir outras futuras experiências, por que não? Diga sim!


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.