por Valquiria Rita Geraldini

A Florada da Cerejeira

Um presente aos olhos e ao coração!

Todos os anos, a natureza nos presenteia com o belíssimo espetáculo que é a florada das cerejeiras.

No Japão, existem mais de 200 espécies de cerejeiras que são diferenciadas pela cor das suas flores e também pelo formato e quantidade de pétalas.

Mas contemplar a florada das cerejeiras não é somente um privilégio dos japoneses. No Brasil e nos Estados Unidos também podemos assistir a este belo espetáculo.

No Brasil, a floração das cerejeiras acontece entre os meses de julho a setembro, inclusive no Brasil há uma linda festa para celebrar esta florada que acontece em São Paulo, no Parque do Carmo, onde está o maior número de cerejeiras plantadas no país.

Neste ano, a festa aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto e foi uma encantadora celebração da beleza poética e da delicadeza da cerejeira.

Dentro da Terapia Floral (terapia desenvolvida pelo médico inglês Edward Bach que se baseia no uso de essências florais para o resgate da paz, harmonia, equilíbrio e bem-estar), encontramos essências florais produzidas com as flores de cerejeira.

Dentro do Sistema dos Florais de Bach, que foi criado pelo próprio Dr. Edward Bach, temos a essência floral Cherry Plum que é produzida com a cerejeira Prunus cerasifera que é indicada para pessoas que tem medo do descontrole mental e que se encontram à beira de explodir ou ter um colapso. Em geral, são pessoas com muita sensibilidade e muito nervosas e que podem manifestar súbitas explosões de ira ou até mesmo cometer o suicídio. Cherry Plum permite que a pessoa seja capaz de pensar e agir com calma mantendo o controle e melhorando o seu autodomínio.

Dentro do Sistema dos Florais da Califórnia que foi criado pelo Richard Katz e pela Patricia Kaminski, encontramos a essência floral Cherry feita da cerejeira Prunus avium que é indicada para pessoas que continuam sofrendo com experiências traumáticas ou dolorosas que vivenciaram na adolescência. A essência Cherry auxilia que ocorra um resgate de um olhar jovem ou de esperança para com a vida contribuindo e que também aconteça uma cura e integração das experiências dolorosas ou traumáticas da adolescência

 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.