por Equipe Horóscopo Virtual

Ano novo e as finanças em dia!

Uma das resoluções de Ano Novo mais comuns, presente na lista da maioria das pessoas, é a de colocar as finanças em dia. Se for possível zerar as dívidas antes da entrada de 2017, é o objetivo máximo. Quem nunca pegou a carteira, a calculadora e os extratos bancários para fazer as contas quando dezembro se aproxima que atire a primeira pedra. O problema é, se ao somar todas as dívidas, o saldo ficar muito maior do que o que se tem disponível no banco.

Mas não precisa se desesperar, é tudo uma questão de organização. A vida financeira é um aspecto comum entre todas as pessoas e é preciso um pouco de atenção exclusiva se você quiser ter uma vida feliz e livre de sobressaltos monetários. Independente do quanto você ganha mensalmente, é possível ter uma vida financeira saudável, basta querer.

Claro que situações específicas e esporádicas, como gastos inesperados por motivos de saúde, desemprego ou chegada de um bebê na família, podem fazer a tarefa de controlar as finanças um pouco mais árdua, mas, mesmo assim, é possível. Para te ajudar neste objetivo, separamos algumas dicas que, se seguidas, colocarão sua vida financeira em perfeito equilíbrio. Confira, se adeque e coloque em prática.

Vontade

O primeiro passo para colocar as finanças em dia é a vontade de realmente fazer isso. Dizer da boca para fora e não estar disposto a mudar nem um pouquinho de suas atitudes ou estilo de vida não adianta nada. É preciso querer de verdade!

Planejamento 

O ideal é que seja feito um planejamento financeiro em curto, médio e longo prazos. Quais são os objetivos neste período de tempo? Quanto tempo preciso para atingir estes objetivos? Quanto eu gasto com necessidades básicas? Qual meu gasto fixo com contas como água, luz e condomínio? 

Estas são perguntas que precisam ser respondidas o quanto antes, pois é a partir delas que você estabelecerá suas metas financeiras e saberá quanto precisa poupar e quanto pode gastar em cada área pretendida.

Organização

Uma boa forma de conseguir lidar com as dívidas e gastos é fazer um planilha com os gastos diários. Coloque neste documento todos os gastos que tem durante o dia, desde o cafezinho depois do almoço até as passagens de ônibus. Com o tempo, você conseguirá identificar o que está fazendo com que se perca entre gastos desnecessários e tenha um déficit maior do que ganhos na sua vida. Corte o que for supérfluo e mantenha os essenciais. Os dispensáveis podem ficar suspensos até que as finanças se ajeitem e depois voltam esporadicamente como um luxo a que se tem direito.

Reduza o consumo desnecessário

Infelizmente, vivemos em uma sociedade que hipervaloriza o consumo. Acreditamos precisar de roupas novas a cada festa, de gadgets atualizados e de um carro tão bom quanto o do vizinho. Mas sabemos que na verdade isso não é bem assim. Se você está em fase de redução de gastos e quitação de dívidas, não há porque pegar o último modelo de smartphone se o seu anterior ainda atende suas necessidades. Concentre-se em comprar apenas o que realmente for necessário. Se possível, faça um apanhado de coisas que não usa mais e tende revender.

Gaste apenas o que tem

Não entre no cheque especial. Não pague o mínimo do cartão de crédito. Não faça empréstimos. Todas estas coisas só devem ser usadas em último caso e em extrema necessidade. Não gaste além do que você sabe que poderá pagar. Seja sensato!

Poupe

Quando você conseguir colocar suas contas em dia, é hora de mudar o estilo de vida e se tornar um poupador. Não importa o quanto você ganha e o quanto você tem de contas certas, sempre existe a possibilidade de poupar uma quantia mensal. Não precisa se prender a valores certos, apenas se comprometa a guardar uma parcela de seu salário todo mês. Garanto que em pouco tempo você se surpreenderá com o quanto é possível obter.


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.