por Renata Nanô Sottero

Meditando através do Senhor do Tempo

2017 marca o início de um novo ciclo. Serão 36 anos regidos pela influência de Saturno. Esse ciclo exigirá das pessoas algo muito além da superficialidade. Aquilo que não possuir solidez não sobreviverá. Acabaram os “5 minutos de fama” das redes sociais. A partir deste momento somente aqueles que mostrarem ao mundo a que vieram, é que permanecerão.

Esse ano traz também a energia da renovação. Por tratar-se de um ano 01, de acordo com a numerologia, esse é um ano de abertura de caminhos. É uma nova jornada que se inicia. É tempo de plantar, de investir energia em novas fontes e expandir horizontes. Será importante ter em mente sempre que todos os atos serão “cobrados” lá na frente. Saturno tempera esse ciclo e cobrará, em um futuro, as responsabilidades sobre aquilo que escolhemos e fizemos.

Na astrologia, Saturno rege o signo de Capricórnio (estabilidade, que desenvolve a matéria enquanto corpo) e rege o sistema ósseo. Ele é considerado o senhor do tempo, pois traz os desafios e cobra as responsabilidades sobre as nossas ações.

Na mitologia, o tempo é tido como o mais antigo de todos os deuses, pois ele existe apesar deles, isto é, antes e depois. Esse tempo cria e destrói criaturas. Kronos-Saturno comeu seus próprios filhos até sua esposa Gaia – Terra, salvar Zeus-Júpiter. Kronos castrou seu pai Urano, o espaço, e dessa forma colocou fim à expansão do Universo.

Saturno se posiciona no chacra muladhara, que representa a raiz da estrutura psíquica e o primeiro chacra que precisa ser desenvolvido no caminho da libertação, pois é considerado o destino ou o karma que temos acumulado pelas nossas ações.

Muitos consideram Saturno como o grande maléfico do zodíaco, porém é através dele que recebemos o chamado para a evolução.

Normalmente, as pessoas só mudam quando algo ou uma situação chega a um extremo de dor e/ou infelicidade. Quando se estabelece um significado para a vida ou para o momento, o peso da circunstância se dissipa e uma força interior pode emergir para realizar as transformações necessárias. Essa é a evolução de Saturno. É preciso entender o sentido daquilo que se está vivenciando.

“Se é que a vida tem sentido, também o sofrimento necessariamente o terá”. (Extraído do livro “Em busca de Sentido” – Viktor Frankl).

 

No tarô egípcio, Saturno traz a influência da manifestação da consciência. Experiência, sabedoria, impulso à segurança, disciplina, responsabilidade, limitações, restrições, convicções morais, poder de resistência e de concentração, obstáculos, paciência, tempo, amadurecimento e cobrança. Ele é considerado o grande Mestre.

Existem dois arcanos maiores que recebem influência especial de saturno, a Justiça (carta 8) e Estrela (carta 17).

Na Justiça, Saturno apresenta restrições, limitações e lentidão. Cobra seriedade, responsabilidade, cautela e ambição.

Medite com a energia da carta da Justiça para obter justiça para si e para os outros, para recordar fatos passados, equilíbrio psicofísico e para harmonizar a alma e livrar-se de culpas.

Já quando chega na Estrela (carta 17), Saturno ganha leveza, equilíbrio entre a severidade e responsabilidade com a beleza e a criatividade.

Medite com a Estrela para aumentar seus canais sensitivos e superar desafios de forma criativa.

Não deixe de escrever suas reflexões em um papel e mantenha um caderno ao seu lado durante a noite, muitas vezes temos insights preciosos nesse período.

É importante ter em mente que “o que trouxe você até aqui, não levará você até o próximo patamar”. Dr. Marshall Goldsmith (Coach renomado) nos explica que é preciso estar em constante movimento e atualização, por isso aproveite essas energias e ouça os insights criativos que estão dentro de você. 

Renata Nanô Sottero

+ artigos

"Inspiro pessoas a descobrirem um sentido para suas vidas e realizarem suas metas e objetivos mais elevados.”

Criadora do P.M.D.H. (Processo Místico de Des. Humano), é Coach e possui conhecimentos em Tarô, Astrologia, Numerologia, Psicologia e Florais.

Site: processomistico.com
Facebook: Processo Místico de Desenvolvimento Humano
Telefone: (11) 9 8401-0841
Email: processomistico@gmail.com

site Processo Místico

facebook Página

fone (11) 9 8401-0841

email processomistico@gmail.com