por Erickson Rosa

O poder da gratidão

Um dos lemas do Reiki é ser grato todos os dias por todas nossas bênçãos e alegrias. Ser grato gera em nós um sentimento de felicidade. Sentimos que vivemos em abundância. Quando não somos gratos por aquilo que temos, acabamos caindo na falha do querer. Buscamos cada vez mais ter coisas para saciar nossa vontade e preencher o vazio do coração. Isso faz com que saciemos esse vazio por um tempo, porém quando conseguimos o alvo de nosso desejo, logo buscamos saciar esse desejo com outra coisa. Entramos em uma corrida sem fim para conseguir ter mais de algo.

A gratidão gera em nós o sentimento de abundância, de que temos tudo que precisamos para vivermos felizes. A gratidão ainda direciona nossa visão para as partes positivas da vida e faz com que observemos as oportunidades que ela nos reserva.

Quando somos críticos nos atentamos para o lado feio da vida, não conseguimos observar as oportunidades que essa nos reserva. Ficamos desconfiados e não acreditamos em nossa capacidade e no fluxo da vida.

Quando praticamos a gratidão diariamente e agradecendo por tudo que temos, por quem somos, pelas experiências que tivemos, pela vida que está presente em nós, mudamos a nossa ótica sobre o mundo.

Quando estamos tristes vemos o mundo de maneira triste, quando estamos felizes tudo parece estar feliz, pois só podemos ver aquilo que há em abundância em nosso interior. A gratidão possui o efeito de elevar nossa mente para a felicidade, de aproximar nosso coração para a realidade do ser e nos afastar da ilusão do ter.

Quando deixamos de agradecer, passamos a reclamar, a criticar e a julgar de maneira excessiva as atitudes dos outros. Esquecemo-nos do que nossa vibração interior é capaz de realizar. Deixamos a mágoa e o rancor controlar nossas atitudes e, consequentemente, somos levados à tristeza e sofrimento.

Porém, quando abrimos nossos olhos às maravilhas da vida, aos presentes que o planeta nos dá, abrimos uma brecha para que nossa alma consiga viver de maneira plena. Epicuro, filósofo grego, dizia de maneira sábia que "As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo".

Quando somos gratos, não tememos mais o futuro, não somos reféns do passado, mas sim agentes da felicidade, livres da ilusão da dor.

Por isso que hoje esse texto serve para agradecer. Eu agradeço por você acessar esse site, pois significa que está buscando uma transformação pessoal e o mundo precisa disso; por ler esse artigo, o qual escrevi com amor e gratidão; por quem proporcionou que esse artigo estivesse aqui para você ler, as pessoas que administram o Horóscopo Virtual de maneira amorosa e sábia; por todos que de maneira direta ou indireta fizeram que nosso encontro fosse possível através desse texto.

Agradecer faz bem a nossa alma e nosso coração. Comece hoje mesmo a agradecer por suas dádivas. E então, pelo que você pode agradecer agora?

 

 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.