por Valquiria Rita Geraldini

A Terapia Floral como coadjuvante no tratamento das dores físicas

Acredito que não há nada no mundo mais desagradável do que sentir dores.

Dor de cabeça, dor de dente, dor nas costas, dor nos joelhos, dores musculares, dores nas articulações e tendões, dor nas pernas, cólicas intestinais, cólicas menstruais, entre tantas outras. Podemos citar ainda a fibromialgia, que se caracteriza pela presença de dores crônicas generalizadas e difusas. Tenho certeza que todos em algum momento da vida já sentiram algum tipo de dor.

A Terapia Floral, através do uso das essências, pode atuar como coadjuvante no tratamento das dores físicas. É importante ressaltar que as essências florais não substituem tratamentos médicos ou outros que se façam necessários, mas podem atuar de maneira complementar.

Com relação às dores físicas, os florais podem agir na forma como a pessoa lida com as dores, bem como nas emoções negativas que contribuíram para que o problema surgisse.

As essências florais são administradas para cada um individualmente. Cada caso é único, mas para exemplificar vou deixar três sugestões de florais. A primeira delas é a essência floral Self Heal, do Sistema de Florais da Califórnia criado pela Patricia Kaminski e pelo Richard Katz. Self Heal desperta o potencial interno de cura ao aumentar a confiança da pessoa em suas próprias forças regenerativas. 

As outras duas essências florais são Olive e Gorse, do Sistema de Florais de Bach criado pelo médico inglês Edward Bach. Olive ajuda a reduzir a fadiga aliviando as dores causadas por estresse prolongado e auxiliando na recuperação da força, vitalidade e da energia. Gorse é ótimo para aumentar a esperança na recuperação.

As essências florais não possuem contraindicação e podem ser utilizadas por pessoas de qualquer idade. São encontradas nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Podem ser usadas por via oral, tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia.

É importante também que a pessoa evite lamentações e queixas constantes. Mude o discurso! Não fale da dor, fale da cura! As palavras são poderosas! 

Para finalizar, deixo algumas palavras do Dr. Edward Bach para a nossa reflexão:

“A saúde é nosso patrimônio, nosso direito. É a união completa entre a alma, a mente e o corpo, e isso não é um ideal difícil e longínquo de ser alcançado, mas é um bem tão simples e natural, que muitos de nós o negligenciamos.”

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.