2016: o fim do ciclo solar

Segundo a astrologia, a energia de um planeta governa a Terra por 36 anos até que outro planeta assuma o posto. Atualmente, estamos sob o domínio do Sol desde 1981, e agora, em 2016, encerramos esse ciclo planetário tanto na astrologia quanto na numerologia, já que esse ano está envolvido pela energia 9 que representa o fim de um ciclo.

Os últimos 36 anos

Esses últimos 36 anos foram marcados pelas características do Sol, como o individualismo, representado pela era da selfie; a nova visão dada ao eu interior, representada pelos livros de autoajuda e palestras motivacionais que viraram um verdadeiro fenômeno; a vitalidade, representada pelo fato de que nunca nos preocupamos tanto com a saúde e exercícios físicos; e a criatividade - representada pelas inovações, principalmente na área tecnológica, que revolucionaram o mundo. Mas, nem tudo foi um mar de rosas, essa época também trouxe muito orgulho, muita ostentação exacerbada, vaidade além da conta e um excesso de julgamentos que realmente seria dispensável.

Em resumo, esse foi um tempo em que o ego estava em foco. Ao mesmo tempo em que nutrimos uma certa carência por ser o centro das atenções, também julgamos demais os outros, porque tudo o que conseguimos enxergar foi o nosso próprio umbigo. Essa é uma característica que está particularmente em alta agora, já que estamos correndo o risco de sermos queimados por estarmos há tanto tempo cultivando este sol interno dentro de nós.

O marco de 2016

Vivemos esse ano intensamente já que 2016 marca o fim de um ciclo, mas não só isso, agora que esses 365 dias estão chegando ao fim nos vemos tendo que diminuir o ritmo e desfocar um pouco do nosso ego para a entrada do novo ciclo planetário em 2017, que trará Saturno com toda a sua seriedade, paciência e seu princípio organizado sobre a vida, assumindo que através do dia a dia a vida terrena se descobre muito além do egocentrismo. Porém, ele também traz seus aspectos negativos tal como a severidade, crueldade, egoísmo e excesso de limites.

A verdade é que o ciclo saturnico ainda está para se iniciar e não sabemos exatamente o que ele pode trazer, fora um aspecto mais conservador — talvez um dos maiores exemplos disso seja 2017 com o mandato de Trump e seus ideais nos EUA — mas o fim do ciclo solar marca o ano de 2016 que apesar de ter focado muito no ego, orgulho e individualismo também trouxe bons frutos, já que foi graças a esse foco no "eu" que muitas minorias puderam ser ouvidas e que muita gente passou a se cuidar melhor tanto internamente quanto externamente. Vamos aproveitar tudo de bom que esse ciclo deixou e dizer olá para 2017 com responsabilidade e cuidado para não ficarmos a mercê dos aspectos negativos que ele pode revelar.

 

Confira também: