por Paulo Bregantin

Autoconhecimento Intrapessoal

No mundo atual, somos obrigados a conhecer muito bem nossos clientes e desenvolver estratégias para alcançá-los e agradá-los, porém, quando olhamos para nós mesmos, o que devemos fazer para se autoagradar?

Essa é nossa grande questão nos últimos anos, pois muitos estudos têm sido feitos e a conclusão é essa: quando nós estamos bem, fica mais fácil agradar aos outros, e aí começa o problema, pois nós não nos conhecemos.

É muito importante saber:

  • Quem eu sou?

  • Por que estou aqui?

  • Para onde vou?

Para saber quem eu sou é preciso de tempo para si mesmo. Pois bem, quanto tempo você tem dedicado para uma boa respiração?

A essência do autoconhecimento está contida nas atitudes que não pensamos para fazer. O ato de respirar faz com que encha seus pulmões de ar e esse ar percorra todo seu corpo e, com isso, você melhorará sua sensibilidade.

Observe algumas lições:

Aprenda a respirar

Dedique pelo menos 5 minutos por dia prestando atenção em sua respiração, encha seus pulmões por várias vezes e deixe sair devagar — isso fará com que sua caixa craniana fique cheia de ar, dessa forma, suas ideias ficarão mais organizadas.

Seja mais observador da natureza

Dedique pelo menos 20 minutos de sua semana observando as plantas, cuidando de animais, vendo as nuvens, o sol, as crianças, os pequenos detalhes — isso despertará em você a importância do bem-estar e sua mente ficará mais tranquila, evitará as brigas em casa ou no trânsito.

Fale com Deus

Dedique pelo menos 30 minutos por semana fazendo orações a Deus, pois isso purifica a alma e quando temos nossa alma purificada, poderemos dar mais atenção aos nossos afazeres diários.

Leia livros relacionados a Deus

Faça isso pelo menos 2 a 4 vezes no ano, pois o contato com as coisas de Deus melhorará sua capacidade de ver as coisas e tomar decisões.

Frequente um grupo e/ou comunidade que fale de Deus

Faça isso semanalmente, pois a frequência a esse grupo dará para você uma visão gostosa sobre como serão as coisas depois da vida aqui na terra e pensar sobre isso fará você sonhar coisas boas. Como sabemos, o sonho é algo que Deus deu ao homem, e do sonho vem o desejo, e do desejo as realizações mais importantes. 

Não estou falando de religião, mas sim da importância de desenvolvermos um conhecimento sobre Deus.

Mantenha um bom relacionamento

Busque um amigo para conversar e dizer tudo que vem a mente, isso é importante para livrar da sua cabeça os pensamentos ruins. Dessa forma, você terá lugar na mente para desenvolver os projetos necessários para seu crescimento profissional e pessoal.

Dizer a verdade

Sei que é impossível dizer sempre a verdade, minha proposta é que você diga a verdade sempre que possível, evite a mentira, pois ela te prende junto com maus fluídos e energias negativas. Quando dizemos a verdade, as peças do jogo da vida se encaixam com mais facilidade. Ao dizer a verdade, seu sono fica mais leve, sua autoestima melhora e, com isso, sua produtividade na empresa é acima da média, e a possibilidade de uma promoção é muito maior.

Ouça uma boa música

A música é uma das melhores terapias para o ser humano, pois por meio dela somos levados a uma viagem de introspecção e, com isso, desenvolvemos nossa capacidade de assimilação e criatividade. É muito importante que deixemos nos envolver pelo bom som, pratique isso pelo menos 10 minutos por dia. Hoje criaram o videokê — com ele você canta e solta as coisas ruins do dia a dia.

Automassagem

Faça da hora do banho um momento sagrado, toque seu corpo, sinta suas mãos, pés, pernas, cabeça, tórax — isso causará uma sensação de alívio, e sua mente ficará menos tensa. Você conseguirá com 5 minutos de banho por dia.

Escovar os dentes, fazer a barba, maquiagem

Se você costuma escovar os dentes, fazer a barba ou passar/tirar maquiagem na frente do espelho do banheiro ou penteadeira, utilize esse momento para fazer uma avaliação mental sobre você mesmo, seus sonhos, o seu desejo para aquele dia, seus objetivos, suas buscas.

Aprecie seu rosto e contemple a magnitude da criação de Deus: Você. Aprenda curtir a si mesmo olhando para o espelho, isso fará com que tenha um dia melhor. Esse exercício pode ser feito no período da manhã ou mesmo à noite de 5 a 10 minutos por dia.

Grite uma vez por semana

Quando você grita são jogadas para fora as coisas ruins. Da mesma forma que a tosse é uma resposta do organismo para expelir as coisas ruins que estão nos pulmões, quando você grita os pensamentos maus são expelidos para bem longe. Logo após um grito, você sente uma paz muito interessante.

Para fazer isso utilize o trânsito ou um lugar bem distante, como um parque ou algum local parecido. Quando estiver com um nó na garganta, GRITE e sinta pairar sobre ti uma sensação de tranquilidade. Este é um exercício que deve ser feito pelo menos 1 vez por semana.

Leia um bom livro

Li em algum lugar que quem lê a Bíblia toda terá conhecimento de mais de 3000 palavras novas, quem ler toda a barsa terá conhecimento de mais de 10 palavras novas. O esquema é claro, quem lê mais, sabe mais. Aconselho você ler pelo menos 6 livros por ano, ou seja, 1 a cada 2 meses. Quanto mais aumenta sua cultura, mais amigos você consegue, se tem amigos, tem felicidade, paz e alegria.

Percebeu que com esse gesto de ler um livro muitas coisas podem mudar em sua vida? Muitas pessoas dizem que a leitura é impossível, pois não têm tempo, mas eu queria desafiar você a fazer um exercício que tenho feito: dormir uma hora mais tarde do que o normal e fazer dessa hora meu momento de leitura e desenvolvimento pessoal, isso é um exercício muito interessante, no início será difícil, porém, depois de um tempo você não vai mais parar de ler.

Andar para manter a forma

Muitas pessoas têm andado para manter a forma física, minha proposta é que nesta uma ou duas horas de caminhada, você desenvolva sua mente também. Enquanto estiver andando faça um exercício de percepção, isto quer dizer andar prestando atenção sobre as coisas que estão a sua volta, observar os carros, as pessoas e tudo que estiver em sua volta.

Quando chegar em casa, escreva em um papel o que mais lhe chamou a atenção, pois desta forma você estará exercitando sua mente. Esse exercício fará muito bem no seu trabalho, pois quando é aumentada sua percepção, você torna-se uma pessoa mais atenciosa com seus clientes, parceiros, amigos, familiares.

Essas são dicas para seu autoconhecimento, o que está escrito deve ser praticado para que o resultado apareça.

Lembre-se: são exercícios e, como a palavra diz, é necessário tempo, energia e muita determinação para executar essas tarefas aqui demonstradas, porém, eu posso garantir que o resultado é satisfatório, pois muitas dessas técnicas eu mesmo tenho praticado e sentido mudanças no meu dia a dia.

A grande jogada para obter uma vida saudável e feliz é se autoconhecendo e desenvolvendo seu potencial esquecido dentro de você. Não tenha medo de se conhecer, saiba que você é uma criação perfeita, tem tudo para dar certo e fazer de seu futuro algo melhor e mais feliz.

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin