por Erickson Rosa

Como reduzir o estresse através das 3 grandes verdades

O estresse é uma das doenças contemporâneas que reduz a sensação de felicidade e bem-estar e ainda gera substâncias nocivas para o organismo, como o cortisol e a noradrenalina, responsáveis por problemas como ansiedade, depressão e até mesmo cardíacos. Dito isso, é de extrema importância desenvolver recursos para lidar com as situações que geram estresse, para conseguir ter uma vida mais feliz e com uma sensação de bem-estar mais plena. Para isso, devemos entender 3 grandes verdades sobre o estresse e de como lidar com ele. Neste texto é exatamente isso que irei abordar e, também, explicar como a prática contemplativa pode ajudar você a resolver melhor as situações difíceis.

1ª verdade: É impossível não ter situações estressantes

Uma das coisas que se deve aceitar é que a vida sempre trará situações difíceis. Viver é passar por situações felizes e também tristes. Ao aceitar isso se compreende que lutar para não passar por essas situações apenas produz mais estresse, pois evitar os acontecimentos gera mais desgaste do que simplesmente aceitá-los. É como se preocupar constantemente com a chuva e tentar evitar que ela aconteça. Além de ser inútil, ainda irá gerar ansiedade e frustração por não conseguir evitar que a chuva ocorra.

2ª verdade: Sua capacidade de resolução piora quando está estressado(a)

Quando se está estressado, perde-se a capacidade de pensar claramente. Nesse momento ocorre uma diminuição da visão e a pessoa começa a enxergar de maneira limitada. Pode-se perceber isso quando a pessoa procura um analista, psicólogo ou terapeuta, pois esse a ajuda a enxergar a situação de maneira ampla para que a resolva. Estressar-se ou ficar irritado(a) com a situação não melhora em nada o evento, muito pelo contrário, apenas piora o quadro, pois sua mente fica fixada no problema e não consegue ver a solução. Em uma situação de estresse é preciso primeiramente se acalmar.

3ª verdade: Acalmar-se irá gerar em você uma visão mais ampla 

Essa pode ser a mais difícil de aceitar, até porque você pode pensar o seguinte: “Como posso relaxar diante de tamanha dificuldade? Como posso ficar tranquila(o) se o meu mundo está desmoronando?”. A resposta é a seguinte, desesperar-se não irá lhe ajudar, mas sei que é muito difícil parar de pensar nos problemas e simplesmente relaxar. Por isso que vou ensinar para você uma prática muito interessante que irá auxiliá-lo durante essas “crises” que ocorrem no seu dia a dia. Essa prática se chama visão contemplativa.

A visão contemplativa de si

A grande maioria dos problemas está na nossa mente e na perda da visão ampla da situação. Podemos corrigir isso ao reduzir a velocidade de nossa mente e o fluxo de pensamentos, pode-se então acalmar a mente para encontrar a solução. Para isso, pode-se contemplar o momento presente através da respiração e trazendo sua mente para o aqui e agora. Para isso, faça o seguinte, respire profundamente e repita mentalmente: “Estou de volta no aqui e no agora”. Respire fundo novamente e, ao soltar, repita: “Com calma e tranquilidade resolvo qualquer situação”, agora respire profundamente e, ao soltar o ar, diga a si mesmo(a): “Quanto mais calmo e tranquilo estou, maior é a minha capacidade de resolver qualquer situação”. Ao fazer isso, você volta sua mente para o momento presente e reafirma sua capacidade de resolução e o poder de se tranquilizar. Você pode tentar agora buscar essa paz, vamos lá, tente. Além de ser simples, traz ótimos benefícios! Depois escreva para mim para falar o que achou dessa prática. Um grande abraço. 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.