Como ter boas relações no ambiente de trabalho?

Passamos mais tempo de nossa vida no trabalho do que em nossa casa. O trabalho ocupa mais a nossa vida do que qualquer outra atividade. Por conta disso, não é nada incomum que atritos ocorram em nosso ambiente de trabalho. Eles são, muitas vezes, inevitáveis. Porém, podemos trabalhar para torná-lo um local mais agradável de se estar. É sobre isso que quero falar com você neste texto. Assim, saberá como podemos criar ambientes mais positivos a partir de pequenas atitudes.

1- Priorize as pessoas

Se priorizamos as tarefas em detrimento das pessoas, isso gera muitas mágoas no trabalho. Esse é um comportamento que, muitas vezes, não nos damos conta. Claro que, se estiver fazendo algo importante, pode falar para a pessoa aguardar um minuto, mas dê importância para as pessoas. Se elas lhe procuram para conversar, dê a devida atenção.

Ninguém gosta de alguém que ignora sua fala. Olhe as pessoas nos olhos e preste atenção no que elas falam. Se você der atenção às pessoas, verá o quanto elas retribuirão.

2- Seja empático

Pessoas conversando em uma sala

Entender como o outro se sente e o que ele faz na rotina dele é um desafio. Temos que, pelo menos, tentar entender o outro no lugar dele, compreendendo sua rotina e como ele faz para lidar com as demandas do dia. Esse tipo de compreensão nos ajuda diante de um momento em que há um desentendimento. Mas lembre-se: ter empatia não é se colocar no lugar do outro, mas sim, entender como o outro enxerga dentro daquela situação.

3- Escute as pessoas

Um dos maiores erros em relações de trabalho é que, normalmente, as pessoas não se escutam. Elas, em uma conversa, já ficam pensando no que responder, sem entender a necessidade do outro. A melhor forma de conversar é, primeiro, ouvir atentamente. Escutar o que o outro fala e buscar entender qual a necessidade que ele está expressando.

Depois, podemos confirmar aquilo e, então, expressar nossas necessidades e fazer um pedido. Se pudermos expressar verdadeiramente nossas emoções, poderemos nos conectar com as pessoas. Escutar o que elas falam é uma verdadeira arte. Precisamos parar o que estamos fazendo e pensar para realmente ouvir o outro. Escutar de maneira empática, sem nenhum julgamento da fala do outro.

4- Seja solícito

Ajude as pessoas sempre que puder. Não deixe que outras emoções impeçam você de ser uma pessoa que ajuda o outro. Quando ajudamos uma pessoa, de maneira geral, ficamos mais felizes e alegres com isso. Deixamos que nossas capacidades transbordem para nosso campo social e, assim, conseguimos ser uma pessoa mais agradável de se ter por perto.

Você também pode gostar:

A dica aqui é ajudar sem criar expectativas. Não espere o mesmo comportamento do outro, porque, muitas vezes, as pessoas têm suas próprias barreiras. Se você criar expectativas de que receberá algo em troca, criará um sofrimento, caso não receba.

5- Alegre-se por quem você é

Todos nós temos nossos pontos fracos e fortes, defeitos e qualidades, alegrias e tristezas. Porém, você é uma pessoa única. Somente você viveu as experiências que teve. Você é uma pessoa única e tem muito a oferecer. Alegre-se por quem você é. Todos gostamos de ter por perto pessoas confiantes e amáveis. Seja a pessoa que deseja ter por perto. Seja confiante, seja alguém que é feliz por ser quem é, pois, afinal, só existe uma pessoa igual a você.

E então? Gostou das dicas? Escreve para mim e me segue no Instagram para mais conteúdos: @cuidadogia, no Instagram.

Confira também: