por Valquiria Rita Geraldini

Emagrecendo com o auxílio das essências florais

A insatisfação com o peso corporal é uma queixa muito comum nos dias atuais, são poucas as pessoas que relatam estarem satisfeitas com o seu peso. Variando de alguns poucos quilinhos a mais até um quadro de obesidade, são muitas as pessoas que dizem querer emagrecer.

Seguindo a ditadura da beleza, muita gente se aventura por regimes rigorosos ou aquelas dietas mirabolantes que prometem o milagre da perda rápida de peso, apesar de muitas vezes serem bem-sucedidas neste processo, logo ao menor descuido recuperam os quilos indesejáveis sendo vítimas do efeito sanfona em um ciclo de engordar, emagrecer, engordar e emagrecer. Ocasionado pela ansiedade, este efeito afeta a autoestima e diante também da frustração a pessoa desiste de emagrecer, caminhando da abstinência alimentar para a compulsão alimentar.

O que muitas pessoas não sabem é que o excesso de peso nem sempre é provocado por problemas físicos, sendo a obesidade apenas uma resposta de diversas emoções que estão em desarmonia, uma vez que emoções negativas liberam adrenalina no sangue. Isso mexe com o metabolismo, pois a descarga de adrenalina estimula a produção de insulina extra, o que facilita a retenção de gordura e líquido no corpo, além de diminuir os níveis de glicose o organismo então estimula o centro da fome.

A Terapia Floral, através do uso das essências florais, pode ajudar muito no emagrecimento na medida em que reduzem “o peso” das emoções mal resolvidas. Dificuldade de romper com velhos hábitos, ansiedade, necessidade de preencher um vazio interno, carência, tristeza, frustração, insegurança, angústia, solidão, tensão, enfim, vários fatores emocionais que podem aumentar “a fome psicológica” podem ser trabalhados com florais.

Escolhi algumas essências todas pertencentes ao Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach. Entre eles:

  • Impatiens: diminui a ansiedade

  • Cherry Plum: ajuda a controlar a compulsão por comer, equilibrando o controle alimentar e evitando que a pessoa oscile entre comer demais e fazer greve de fome

  • Larch: traz autoconfiança

  • Heather: reduz a carência

  • Agrimony: encoraja a pessoa a olhar para dentro de si mesma e enfrentar seus conflitos internos

  • Olive: alivia o estresse que pode levar à compulsão alimentar

  • Walnut: auxilia a romper com velhos hábitos alimentares

  • Crab Apple: atua como um depurativo da mente, auxiliando a eliminar as toxinas emocionais, dissolvendo a vergonha e aumentando a autoestima

É importante lembrar que o auxílio de um bom Terapeuta Floral pode ser útil, para que ajude a pessoa a chegar mais facilmente ao cerne da questão. O caminho de autoconhecimento e de cura que uma boa terapia com florais pode promover é fascinante.

Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente, são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Para encerrar, segue mais algumas dicas que podem ajudar aqueles que querem emagrecer:

  • Coma pausadamente e não se distraía com televisão ou celular enquanto se alimenta;

  • Não se alimente para passar o tempo ou camuflar conflitos. Procure identificar as emoções que estão provocando a compulsão alimentar;

  • Evite comer quando não está bem emocionalmente para se sentir melhor, identifique o que lhe está desagradando e procure resolver. Os alimentos são importantes para a saúde e o bom funcionamento do organismo, e não para a solução de problemas. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.