por Equipe Horóscopo Virtual

Equinócio de outono marca o ano novo astrológico

Para a astrologia, o ano novo não começa exatamente no dia 1 de janeiro, mas sim em 20 de março. Nesse dia, o Sol entra na energia do signo de Áries, o primeiro signo do zodíaco. Por isso, podemos considerar essa data como o ano novo astrológico. E, indo além do signo de Áries, outro importante acontecimento ocorre no planeta nessa data.

O dia 20 de março, aqui no hemisfério sul do planeta, também representa o equinócio de outono. O equinócio é quando, do ponto de vista de quem está na Terra, o Sol cruza a linha do equador. Este fenômeno acontece duas vezes no ano, no outono e na primavera. Em ambos os casos, é o dia do ano em que o dia e a noite têm igual duração e isso marcava para povos antigos datas de importantes celebrações.

Alguns povos europeus da era pré-cristã, como os celtas, celebravam suas festividades em dias específicos do ano que estão ligados as estações da natureza. Estas celebrações eram chamadas de sabbaths. Até hoje, alguns grupos neopagãos comemoram essas datas.

Os sabbaths servem para marcar o que esses povos chamavam de “roda do ano”, em que as estações da natureza eram vistas também como representações das energias individuais de cada pessoa. Por exemplo: no inverno as pessoas ficam mais introspectivas, e no verão mais extrovertidas, enquanto no outono elas precisam se libertar de acontecimentos do passado para, na primavera, celebrarem a vida e a fertilidade.

Além desse simbolismo, os sabbaths são celebrações para as pessoas entrarem em contato com a natureza e equilibrarem as suas energias, como acontece no dia 20 de março, no sabbath que se chama Mabon.

Mabon é um equinócio, portanto, o dia e a noite têm a mesma duração. Isso simboliza que, interiormente, é uma data boa para nos equilibrarmos. Também é um sabbath que representa um período de colheita do que plantamos durante o verão e a marca de um período que devemos começar a poupar recursos, para serem utilizados no período introspectivo do inverno. Então, juntando tudo isso com as energias de Áries, que estão mais expostas nesse momento, como será o ano novo astrológico?

Como todo ano novo, devemos encarar como uma época para avaliar o que colhemos de frutos do ano anterior e o que devemos poupar para esse novo período astrológico que se inicia. Como a energia de Áries está evidente, um ano sempre começa com ação e atitude para nos levar à realização de nossos sonhos e objetivos. Portanto, não perca tempo e faça desse ano o melhor que já teve em sua vida até hoje!


Artigo escrito por Ricardo Sturk.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.