Meio do Céu em Escorpião: intensidade e determinação em prol do sucesso profissional

O Meio do Céu é um ângulo que fica situado na cúspide da Casa 10, que versa sobre nossa carreira e reputação. Sua interação com elementos presentes no Mapa Astral revela insights sobre tudo que a décima casa rege. Entre esses elementos, estão os signos, e é sobre essa associação que vamos falar no conteúdo que preparamos sobre o tema. Aqui, o foco é o Meio do Céu em Escorpião.

E, para começar tudo bem redondinho, vamos explicar quem são os atores nesse contexto: os signos são as energias que expressam características. As casas regem diversas áreas e aspectos da nossa vida, como, por exemplo, filhos, rotina, saúde, família etc. Já a cúspide é um ponto de transição entre duas casas, é meio que uma linha fronteiriça.

Vá direto ao ponto:

Assim fica mais fácil compreender tudo que iremos abordar por aqui: o que significa o Meio do Céu, quais são os traços de Escorpião e que energias o signo exerce nessa associação astral. Vamos falar também dos desafios a serem encarados e dicas para um melhor desenvolvimento profissional. Preparado para saber tudo? Bora lá!

O Meio do Céu no Mapa Astral

Desenho de uma escada sendo montada com bloquinhos de madeira

Também chamado de Medium Coeli ou Zênite, o Meio do Céu representa o ponto mais alto que o signo atinge no céu. Ele corresponde a tudo que nos liga ao que é externo a nós, o momento em que nos lançamos ao mundo e designamos nossos propósitos.

Já que está na cúspide da Casa 10, ele também se relaciona com os aspectos e áreas regidos por ela. O Medium Coeli é um manifesto da nossa missão de vida, daquilo que desejamos ser e de como queremos ser considerados pelos outros.

Esse ângulo representa nossa vocação e potencial para realizar e obter sucesso e reconhecimento, mostrando do que precisamos para saber aonde queremos chegar e com quais desafios e oportunidades iremos nos deparar daqui até lá.

Aprofunde-se no simbolismo do Meio do Céu no Mapa Astral

Do mesmo modo que a Casa 10, esse ângulo também é influenciado pelos planetas e signos presentes nela. Assim, conforme o elemento, podemos saber qual é a nossa inclinação profissional e ideológica, se nos dedicamos ao máximo para sermos reconhecidos, se batalhamos para deixar uma impressão boa no mundo, e assim por diante.

E quais seriam as influências de Escorpião sobre o Meio do Céu? Já vamos dizer isso, mais adiante.

Características do signo de Escorpião na Astrologia

O Meio do Céu, você já entendeu o que é, certo? Agora, para saber como é a relação dele com Escorpião, é preciso descobrir as características desse misterioso signo de Água que representa as pessoas que nasceram entre os dias 23 de outubro e 21 de novembro. Veja as principais, a seguir.

Características positivas de Escorpião

• Paixão, intensidade e entrega de corpo e alma, tanto em relação a pessoas como projetos e ideais.

• Determinação, perseverança, persistência e hiperfoco. Um escorpiano não desiste fácil de absolutamente nada e não tem medo de nenhum desafio.

• Lealdade, dedicação e apreço pela confiança, além de um senso de proteção daqueles que ama.

• Magnetismo, charme e um quê de mistério que fascina qualquer um. Aqui o talento para seduzir, envolver e conquistar está acima da média.

• Capacidade de se transformar, se regenerar, se reinventar e superar qualquer obstáculo e adversidade.

• Profundidade, força interior e ímpeto para alcançar seus sonhos e objetivos, além de força pessoal e mente forte.

• Sensualidade, libido intensa e valorização do prazer, sobretudo no sexo.

• Honestidade, sem tempo para conversa fiada e meias-palavras. Aqui a transparência é irrevogável, e não há espaço para mentiras, falsidade e enrolações. A verdade é jogada na cara, sem cerimônia, doa a quem doer.

• Coragem, bravura. Não existe medo de batalhas, dificuldades ou de tocar em assuntos delicados, controversos ou polêmicos.

Características negativas de Escorpião

• Ciúme excessivo e dificuldade para lidar com insegurança, o que resulta em desconfiança, necessidade de controle e possessividade.

• Instinto vingativo, incapacidade de esquecer ou perdoar e mania de guardar rancor e planejar retaliação.

• Desejo de manipular, para satisfazer a necessidade de controle. Nesse jogo, vale usar todas as armas: intelecto, recursos sexuais, chantagem emocional... não há regras.

• Obsessão, compulsão, ideias fixas, fanatismo, entre outros comportamentos que detonam a saúde mental e física.

• Tendência à autossabotagem ou a boicotar outras pessoas, sobretudo se houver sentimentos de frustração, insatisfação ou mágoa.

• Apego ao ressentimento, o que pode gerar sentimentos depressivos, culpa, pessimismo, amargura e outros traumas.

• Extremismo, vivendo no limite de emoções antagônicas (amor e ódio, bem e mal etc.).

• Introspecção severa, levando a um isolamento ou pavor de se expor e pendendo para a paranoia, ceticismo, desconfiança exagerada, “ranço” e prejulgamentos.

• Crueldade, por meio de palavras ou ações, com seus desafetos. Aqui vale a língua afiada, comportamento passivo-agressivo, humilhações, deboche, entre outros recursos nada ortodoxos.

O que significa o Meio do Céu em Escorpião?

Agora que você já conheceu os elementos principais desse posicionamento astral, é hora de entendê-lo na prática.

Quando o oitavo signo se posiciona nesse ângulo, traz dedicação extrema, exímia capacidade de liderança e poder de transformação. É o posicionamento de alguém que sabe se reinventar e não teme crises, usando-as como impulso para crescer.

Escorpião é regido por Plutão e Marte, então é um signo de muito poder, que sabe transitar em meio a dificuldades, usando tanto a lógica quanto a intuição.

Alguém com essa configuração no Mapa certamente vai conseguir lidar com chefes problemáticos, saber onde pisa e ser respeitadíssima por não se envolver em fofocas por se portar com ética e profissionalismo.

Decifre as características de Escorpião pelo perfil do signo

Na Casa 10, a energia escorpiana também agrega coragem e proatividade. Qualidades essenciais para se destacar numa reunião, pedir aquele aumento, defender seus pontos de vista e argumentar com embasamento.

As carreiras ideais são aquelas em que o controle e o poder investigativo têm espaço. Áreas como finanças, controladoria, contabilidade e administração são bem-vindas. Quem tem essa associação também pode trabalhar como repórter investigativo, detetive, pesquisador, arqueólogo, recenseador, e por aí vai.

Como é um signo que lida bem com tabus, segmentos menos convencionais também entram na lista – sex shop, funerária, cemitério, sexologia, aulas de pompoarismo, e o que a imaginação permitir.

Desafios e conflitos profissionais

Mas, como nem tudo é lindo, o Meio do Céu também tem suas tretas, como qualquer configuração astral. Assim, a carreira também vai esbarrar com adversidades, podendo vivenciar conflitos significativos. Veja os principais, a seguir.

• Ciúme e possessividade, o que pode levar a não compartilhar projeto e informações com os colegas de trabalho, dificultando o processo e prejudicando o trabalho em equipe.

• Competitividade extrema, graças à força do planeta Marte, que traz o ímpeto e a energia explosiva. Isso também tem a ver com o medo de que seu valor, status e posição possam ser diminuídos, caso os créditos sejam divididos com outra pessoa.

• Desconfiança, que pode prejudicar as relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho, ou mesmo mal-entendidos, pois essa pessoa pode passar a imagem de antipática, arrogante ou inacessível.

• Manipulação e necessidade de controle, que podem ser muito usadas principalmente se essa pessoa tem um cargo de chefia. Ou se ela deseja chegar a um patamar mais alto na organização. Apesar da ética exemplar, o desejo de controlar pode trazer esse desequilíbrio.

• Exigência e perfeccionismo, graças a sua dedicação extrema. Isso pode mexer com a saúde do ambiente de trabalho, pois pode haver um estabelecimento de metas irreais, trazendo desmotivação ou descontentamento.

• Rancor e dificuldade de esquecer um desentendimento, o que pode nublar o clima dentro da empresa, ainda mais se essa pessoa abusar do seu jeito direto – e, por vezes, hostil – de se expressar.

• Sobrecarga, pela vontade de dar conta de tudo, graças a essa dedicação escorpiana que parece incansável... mas cansa, sim, e pode resultar em estresse, ansiedade, depressão e até mesmo burnout. O que pode mexer com a produtividade e a reputação dentro do trabalho.

Dicas para o desenvolvimento profissional

Desenho de duas cabeças colocadas próximas, explicando a inteligência emocional

Só que Escorpião é um signo de transmutação, que sabe se desconstruir para se refazer logo em seguida. Então não encontra dificuldade para recalcular a rota e se desenvolver de maneira mais assertiva.
Antes de mais nada, precisa aprender a desapegar de sentimentos ruins e entender que nem todo mundo que o atinge faz isso de propósito. Deve olhar para os desentendimentos com mais objetividade, sem focar a pessoalidade das ações. Aprender a delegar, compartilhar e confiar mais nos outros também é um passo.
E, para dar aperfeiçoar o desenvolvimento profissional, é de grande contribuição:

• Lançar-se em desafios que estimulem a capacidade de se renovar e se transformar e valorizem a dedicação profunda desse signo.

• Desenvolver a inteligência emocional, dando ênfase à própria intuição e o dom de captar e identificar as energias do ambiente, o que pode ajudar a prever se ali há um potencial para brigas e desentendimentos (e não cair nessa armadilha).

• Aprender a controlar as emoções e usar as mais intensas a seu favor, ainda mais porque poucos têm essa garra e comprometimento tão arraigados à energia escorpiana.

• Desenvolver e aprimorar as habilidades de investigação e pesquisa, dando vazão a sua mente curiosa e ágil. Isso ajuda a entender melhor trabalho a ser realizado, a empresa, os colegas, os superiores e subordinados. E, num processo de busca por emprego, permite encontrar oportunidades onde ninguém mais teria capacidade de notar – aqui, contando também com seu famoso sexto sentido. • Reforçar a ética, honestidade e lealdade no trabalho, pois são esses valores que constroem a reputação de quem tem Escorpião no Meio do Céu e se configuram como soft skills com valor de diferencial profissional.

• Valorizar a realização pessoal também, adotando um equilíbrio com o trabalho, para entender que dá para se entregar a outras áreas, e não somente à profissão. Isso ajuda na saúde emocional e também na produtividade.

Facilite sua vida profissional com o Tarot do Trabalho

Você tem Escorpião no Meio do Céu? Então anote estas dicas e aplique já em sua vida profissional, para se desenvolver na carreira com muito mais robustez. Mas, se ainda não sabe qual signo está posicionado na sua Casa 10, então faça seu Mapa Astral aqui no Horóscopo Virtual e prepare-se para se encantar com todos os benefícios da Astrologia na sua vida – em todas as áreas!

Confira também: