por Equipe Horóscopo Virtual

Netuno e os signos

Assim como tantas outras influências que os signos sofrem, Netuno é uma delas. Para explicar como age em cada um dos signos, é bom entender um pouco sobre sua característica geral.

Netuno é considerado o planeta da inspiração, une, mistura e assim desordena. É contraditório e propõe ideias que não tem a possibilidade de serem concretizadas. Não tem moral ou critério e com muita facilidade evade-se de responsabilidades e da realidade. Tem duas características predominantes, não quer encontrar com o lado mal da vida e facilmente cria meios de fugir da realidade para mão enfrentá-la, muitas vezes utilizando de álcool ou outras drogas.

Pessoas nascidas sob a influência desse planeta são empáticas e sabem muito bem se colocar no lugar do outro. São criativas e artísticas, sensíveis e espirituais, ao mesmo tempo descuidadas, falsas, indecisas e pouco práticas. Este planeta influi de maneira sutil. Materialistas dificilmente sentirão essas características em seu consciente. Já as mais sensíveis serão fortemente influenciadas, levando a excelências da união mística ou da criação, assim como a demência e alienação mental.

Seu ciclo no zodíaco leva aproximadamente 164 anos para ser completado, desta forma permanece cerca de treze anos em cada um dos signos. Esse fator torna as características geracionais, além de pessoais. Abaixo os signos seguidos da última vez que o planeta transitou por esse espaço no zodíaco.

Netuno em Áries (1861-1975)

A sensação de ter uma missão espiritual a cumprir predomina os nativos de Áries. São pioneiros em conceitos religiosos e filosóficos. O lado negativo de Netuno expresso neste signo é o falso orgulho e o egoísmo revelado através do desejo de sobressair-se. Essa entrada dada no século passado iniciou uma época de desenvolvimento espiritual e investigação psíquica.

Netuno em Touro (1875-1889)

Visionários por natureza, este nativo procurava maneira de praticar seus grandes sonhos. Esta característica revela-se pelo período histórico idealista relacionado ao uso do dinheiro e suas fontes. Indica o dom artístico em geral, além do tino comercial inato. Ótima posição para investidores e negócios, mas os aspectos negativos podem influenciar o caminho para fraudes ou descuidos no manejo do dinheiro.

Netuno em Gêmeos (1889-1902)

Esta geração nasceu com grande capacidade de desenvolver-se de forma criativa e intuitiva através de poesias e literatura. A mente inquieta, versátil e ativa trouxe a facilidade de expressão através de imagens. Inovações relacionadas à viagem, comunicação    e comércio. A atuação negativa veio em forma de preocupação com valores superficiais e confusão em assuntos práticos e de comunicação.

Netuno em Câncer (1902-1916)

Esta influência revela uma forte ligação com o lar, a terra e a família. Essas pessoas são super protetoras daqueles que amam, emocionalmente sensíveis, patriotas e muito idealistas. Apegam-se a religião de forma emocional. Os bons aspectos trazem tendências mediúnicas, e os ruins levam este nativo para o pensamento pessimista. O signo de Câncer rege o inconsciente e ao Netuno ingressar neste signo surge Freud, difundindo as bases da psicanálise moderna em 1902.

Netuno em Leão (1916-1929)

O talento artístico e musical, voltado principalmente para artes teatrais e interpretativas, veio forte nesta geração que sente uma grande necessidade de expressar-se de forma livre, de brilha e alcançar a fama. Há uma inclinação para o idealismo romântico, uma verdadeira geração de conquistadores e divas. Esta transição planetária veio junto com o auge do cinema, quando nasceram grandes estrelas conhecidas na atualidade. E também o momento em que houve a grande depressão econômica, dada pela falsa sensação de prosperidade. As desilusões amorosas e problemas de relacionamentos entre pais e filhos vêm pela influencia negativa de Netuno neste signo.

Netuno em Virgem (1929-1943)

Esta geração vivenciou a angústia e insegurança trazida pela Segunda Guerra Mundial. Por terem passado sua infância neste momento crítico, acreditam ter que trabalhar duramente para que garantam sua existência. Desta forma, sua criatividade e sonhos foram cruelmente colocados de lado, dando espaço para uma vida simples e acima de tudo preocupados com a saúde e bem-estar próprio e de sua família. O lado negativo dá-se em forma de excessiva preocupação emocional, tendenciado doenças psicossomáticas e neuroses.

Netuno em Libra (1943-1957)

A geração pós-segunda guerra veio com sede de recuperar seus ideais perdidos. Houve um movimento a favor da paz e justiça, chegando a seu ápice na década de 60. O fanatismo pelo idealismo trouxe a hipocrisia na politica e sistema judicial, origem dos rebeldes sem causa. De forma particular, Netuno traz a nostalgia pelo amor perfeito, pela igualdade entre os sexos, pela compreensão mútua e pelo par ideal. Estes nativos questionam conceitos de relacionamentos e obrigações. Os maus aspectos são problemas relacionados ao sexo oposto, pouca força de vontade e de noção da realidade.

Netuno em Escorpião (1957-1970)

Esta geração veio caracterizada pela desordem sexual e emocional, muitas pessoas vieram marcadas pela exploração sexual voltada ao comércio. Foi nesta época que começou a surgir à ausência de inibições, a sexualidade vista de forma liberal e a promiscuidade propiciaram o surgimento e disseminação de doenças sexualmente transmissíveis e o uso de drogas como válvula de escape emocional. Por traz de toda essa vivacidade, se esconde um profundo desejo de criar laços com a pessoa amada através do ato sexual. Essa energia é descarregada em criações artísticas, música e contestação.

Netuno em Sagitário (1970-1984)

Foi um período de forte crise na igreja e ausência de otimismo e esperança. Como consequência desse momento crítico, surge o desejo de recuperar a ligação com o verdadeiro sentido da vida provocando a expansão da consciência coletiva e aceitação de conhecimentos ligados ao lado espiritual, que antes haviam sido reprimidos. A influência de Netuno em Sagitário provocou um movimento superficialmente otimista, o consumismo. Os resultados desta procura ainda não foram conclusivos, pois esses nativos ainda intervêm de forma ativa na sociedade.

Netuno em Capricórnio (1984-1998)

Esta época é atual e todas as estruturas e bases estão abaladas, em crise. A sociedade está pessimista e sente receio em relação ao futuro, incluindo recursos naturais e estabilidade econômica do planeta de forma geral. A necessidade da espiritualidade vem sido sentida na vida cotidiana. Alternativas estão surgindo, vindas da destruição daquilo que foi pré-estabelecido. Os nascidos com Netuno em Capricórnio sentem falta da autoridade hierárquica e familiar, além da dificuldade de viver em sociedade.

Netuno em Aquário (1998-2012)

Ao fim do século XX, a sociedade de forma coletiva foi tomada por descontentamento e começou a se colocar em questão pontos pertinentes a Nova Era. Há um forte desejo de reestruturação politica e social vindo da época contemporânea, um forte desejo de mudar a situação mundial atual. Essa falta de estrutura será sentida de forma a não garantir o progresso por um mundo mais justo. Estes aquarianos sentirão profunda solidão provocada pela falta de solidariedade vista atualmente entre os homens. Será uma crise na concepção tecnológica e cientifica. Em termos relacionados à moda, cores e combinações extravagantes serão muito presentes.

Netuno em Peixes (2011-2026)

Este será o período onde poderemos ver um regresso ao romantismo e aos ideias mais elevados. Será uma época predominada pela paz da humanidade. A cura terá grandes progressos e a espiritualidade estará em seu auge evolucional. De maneira geral, Netuno não influi sobre nada ligado ao artístico e ligado à moda desta época, porém a arte e a música serão desenvolvidas de forma notável. Será um período de nascimento de grandes espiritualistas e místicos, pela inspiração netuniana tomados de sensibilidade e até a profetização. Para revelarem seus dons, será exigido um ego sólido, flexível e capaz de entender a dura realidade.


Artigo escrito por Luisa Leonini.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.