A arte de ter tempo

O tempo é nosso bem mais escasso. Você pode comprar tudo com dinheiro, exceto mais tempo. O momento que vivemos é algo único, que não pode ser retomado. Não importa o quanto tentemos compensar, a vida jamais anda para trás. Em meio a nossos objetivos e compromissos, tentamos encontrar um tempo para fazer coisas de que gostamos, aproveitar a vida, estar ao lado de quem amamos e sentir que nossa vida é significativa. Essa equação nunca é fácil. Então, hoje queremos ajudar você a pensar sobre isso e a retomar o tempo que você sente que não possui ou que perdeu.

Sistema econômico

Uma das coisas que mais toma nosso tempo da vida é o trabalho. Estamos muito envolvidos no trabalho. Afinal, ele é o que sustenta nossa vida. Há um sistema econômico que acaba nos tirando parte de nossas escolhas e, consequentemente, pegando nosso tempo. O trabalho é uma realidade com que precisamos lidar. Quantas vezes estamos em nosso trabalho nos perguntando se deveríamos estar em outro lugar; ou quando queríamos fazer outra coisa em nossa vida, mas não sabemos bem o quê.

Contudo, muitas vezes, isso pode ser utilizado como uma desculpa para não nos fazermos as perguntas que realmente são importantes. São estas as perguntas que irão mostrar para nós quais as coisas a que queremos dedicar nosso tempo, dedicar a nossa vida, e a maioria das pessoas não sabe a resposta para elas:

  • – Estou feliz com a vida que levo hoje?

  • – Quero viver dessa maneira?

  • – Que tipo de vida quero para mim?

  • – Que coisas quero conquistar?

  • – Qual marca quero deixar no mundo?

A reflexão sobre essas questões nos leva a avaliar nossa vida. De maneira geral, as pessoas sentem-se culpadas por não estarem fazendo algo que queriam com suas vidas. Por outro lado, a culpa não é algo produtivo. Ela só faz adiarmos as ações que podem mudar nossa vida. Não precisamos nos culpar pelas decisões do passado, mas, sim, assumirmos responsabilidade pelas ações do presente, que construirão nosso futuro.

Para isso, é necessária a definição das coisas que são importantes para você. Que coisas são prioridades para você? Quais as pessoas que são importantes em sua vida? Em que pessoas você quer investir seu tempo?

Relógio preso na parede com uma mão embaixo

Essas perguntas darão a você seu caminho, um propósito. Quando sabemos o caminho que queremos trilhar, nossos objetivos e prioridades ficam mais claros. Definir o propósito significa definir também quais são as prioridades em nossa vida. Com isso, conseguiremos definir melhor o nosso tempo e que coisas queremos fazer com ele.

Ao definirmos nossos objetivos e caminhos, sabemos quais os passos que precisamos dar. Para termos o tempo que queremos em nossa vida, precisamos definir onde queremos investi-lo. Você está, hoje, investindo seu tempo onde quer ou está perdendo seu tempo?

Você também pode gostar:

Analise se você realmente está precisando de mais tempo

Controle sua ansiedade a partir da organização

Desvende a importância de ter pequenos rituais na sua rotina

Se você sente que não está aproveitando seu tempo, fique tranquilo, pois você pode, hoje, começar a planejar como quer sua vida e que vida quer viver dentro de 2 ou 5 anos. Lembre-se de que projetos a longo prazo são possíveis, e podemos alterar nossa vida a partir deles.