Quem é a Cigana do Oriente?

Se você frequenta terreiros, pode ser que já tenha ouvido falar na Cigana do Oriente ou mesmo estado na presença dela. Mas quem, afinal, é essa figura misteriosa? Qual é a sua origem? O que ela significa e de que forma age?

Como acontece com boa parte do conhecimento das religiões de raízes africanas, não há livros sagrados que contam as histórias das entidades dessas crenças, por isso as respostas a respeito de quem é a Cigana do Oriente variam muito. Mas preparamos um artigo bastante completo para apresentar a você essa figura e falar sobre o significado dela.

Quem é a Cigana do Oriente?

Essa entidade espiritual, ao contrário do que muitos pensam, não se resume a uma única cigana. Por isso a personalidade e o modo de agir dessa entidade variam de terreiro para terreiro.

mulher cigana caminhando no campo

Em geral, as ciganas do Oriente eram jovens e belas mulheres que cuidavam das pessoas, especialmente dos mais velhos, enquanto suas famílias viajavam pelas terras do Oriente. Se você não sabe, os ciganos eram povos nômades que viviam viajando pela Europa e por algumas regiões da Ásia. Para se ter uma noção do quanto esse povo viajava, eles, que se originaram na Romênia, na Europa, vieram parar aqui no Brasil. Atualmente, 800 mil brasileiros se declaram ciganos ou descendentes deles.

Há outra lenda que conta que a Cigana do Oriente era uma cigana que sofreu por amor por ter sido traída por seu parceiro. Então ela trabalha unindo casais e evitando que eles cheguem a um fim. A verdade, porém, é que, como explicado acima, são várias as ciganas do Oriente, então cada uma tem um objetivo e uma personalidade.

Quando, por exemplo, um pai ou mãe de santo sugerir que você faça uma oferenda para a Cigana do Oriente, é importante pedir mais informações a respeito da personalidade e de quem é exatamente aquela cigana que precisa dessa oferenda, visto que elas são muito diferentes entre si e podem desejar oferendas diferentes.

O que é a linha do Oriente?

Conhecida como linha do Oriente, essa linha das religiões de origem afro-brasileira trabalha principalmente processos de cura e restabelecimento emocional e físico. Essa associação vem do fato de que os ciganos eram profundos conhecedores de quiromancia, alquimia, astrologia, tarô e medicina oriental, então eram conhecidos como exímios médicos que manipulavam até mesmo magia em busca de curar seus pacientes usando seus conhecimentos milenares.

Aprenda sobre as maiores entidades da umbanda

Além dos ciganos, a linha do Oriente inclui entidades oriundas de outras regiões ou países da parte oriental do nosso mundo, como entidades egípcias, japonesas, indianas, árabes e chinesas.

Os mistérios da linha do Oriente

Entre os povos ciganos, antigamente, era proibido espalhar o conhecimento cigano para pessoas de outras etnias, porque a sabedoria desse povo era passada no boca a boca, geração após geração, de pai para filho.

Mulher cigana com véu no rosto

Portanto, isso se reflete no contato com a Cigana do Oriente. Não são todos os terreiros que recebem a presença dessa entidade, que só aparece em ambientes nos quais se sente à vontade e nos quais os líderes espirituais tenham acesso ao conhecimento misterioso dos ciganos.

Aqueles que desejam desvendar a magia do povo cigano precisam procurar muito bem para encontrar templos religiosos que ofereçam contato com essas entidades tão misteriosas e reservadas. Ah, e se uma entidade cigana repassar algum conhecimento para você, sinta-se honrado e lembre-se de não espalhá-lo por aí, porque você foi escolhido para receber um conhecimento que é tremendamente oculto.

Ilumine-se com a energia dos poderosos talismãs ciganos

Como trabalham bastante com magia, os ciganos têm muito medo de que os conhecimentos ocultos que têm e que guardam a sete chaves caiam nas mãos erradas e possam ser usados em rituais de magia negra.

A cigana do Oriente e o espiritismo

As ciganas do Oriente não estão ligadas somente a religiões como umbanda e candomblé, porque costumam visitar quaisquer templos e centros nos quais sejam bem aceitas. Então, caso se sintam bem-vindas em centros espíritas, podem visitar esses ambientes também.

Apesar de se sentirem bem nesses espaços, é incomum que os frequentem porque os médiuns espíritas têm pouco conhecimento sobre a linha do Oriente e, muitas vezes, até mesmo desconhecem a existência dessas entidades poderosas que são as ciganas do Oriente. Mas, caso eles venham a ter contato com o conhecimento cigano, as portas se abrem para elas e elas se sentirão convidadas a participar dos rituais.

Mulher cigana em mesa de previsões segurando um baralho

Além disso, ciganos são reconhecidos como amantes de música e de agitação. Por isso é que as ciganas do Oriente, que adoram danças, costumam preferir terreiros, onde a música tem uma importante função nos rituais. Mas há centros espíritas nos quais a música exerce uma importante função também, então nesses ambientes elas costumam se sentir mais à vontade.

Compreenda como se ajudar, pois a cura está dentro de você!

Caso não se sintam à vontade para se mostrarem publicamente, as ciganas do Oriente podem atuar de forma mais discreta, orientando e dando conselhos somente para os líderes do centro ou do terreiro, por acharem que nem todos podem ouvir suas palavras baseadas no milenar conhecimento cigano.

Interessante a figura da Cigana do Oriente, não é? Agora que você já sabe quem ela é, onde pode aparece e de que forma age e se comporta, que tal tentar entrar em contato com ela e com todo o conhecimento cigano? Lembre-se: o mundo espiritual é delicado, então sempre faça seus rituais e suas tentativas de contato com ele auxiliado por um líder espiritual.

Confira também: