por Equipe Conversion

Se o verão faz bem para a alma, como o calor pode fazer mal para o corpo?

Já falamos sobre o poder que o verão pode exercer sobre as nossas vidas, pois é durante os dias ensolarados que temos mais disposição para sair e estamos mais comunicativos com quem amamos. Porém, estudos da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres indicam que o calor pode causar problemas de saúde, como mal-estar e desidratação. Ora, de que forma é possível algo ser bom e ruim ao mesmo tempo?
 
Acontece que, assim como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio para aproveitar a estação. Expor-se ao sol durante alguns minutos traz grandes benefícios ao organismo, visto que auxilia na produção de vitamina D, que controla diversas funções vitais. Já quem gosta de ficar debaixo do sol durante horas e horas, sem protetor solar e sem ingerir bastante líquido, pode vir a ter insolação, desidratação e precisar de cuidados médicos.
 
Dessa forma, o sol é como o chocolate ou outro doce que nos dá prazer e nos revigora. Se soubermos comer apenas a quantidade que nos faz bem, seremos felizes, mas se optarmos pelo excesso e sem pensar nas consequências, poderemos nos arrepender.
 
Como saber a medida certa

Seguir as recomendações médicas é essencial para ter uma vida saudável e satisfatória. Caso você ou algum familiar só possa tomar 15 minutos de sol, esse limite deve ser respeitado, assim como as demais orientações. Nos dias mais quentes, busque locais refrigerados com ar condicionado (dê preferência ao modelo split, o mais econômico), além de procurar beber mais líquido do que está habituado, diminuir a intensidade de atividades físicas e se alimentar com comidas mais leves.
 
Lembre-se de que para algo ser bom para a alma é preciso que também seja bom para o corpo. Assim, de nada adianta aproveitar um doce só porque é gostoso, se ele fizer mal a médio prazo e prejudicar a saúde. O nosso corpo é a nossa casa e, em virtude disso, precisamos cuidar muito bem dele para que possamos ser felizes!

Equipe Conversion

+ artigos

Conversion é uma empresa de SEO (search engine optimization) que produz conteúdo sobre diversos temas e conta com mais de 35 colaboradores.