por Ivete Costa

5 atitudes para melhorar o seu relacionamento

Há tantas coisas que já foram ditas sobre o amor e as dores e delícias do relacionamento amoroso, que até parece assunto esgotado. Só que não!

Quando estamos  envolvidos, a teoria perde a força. O impulso ganha força. A paixão domina a mente e sobra pouco espaço para a razão.
Não raro, entramos em contato com resquícios de comportamento do passado, repetindo os mesmos erros. Transferimos a responsabilidade, esperando que o outro nos faça feliz. Abrimos mãos até das nossas necessidades e vontades acreditando que esse sacrifício possa trazer algum benefício para o romance. Ledo engano!

Mas, podemos aprender a amar o outro e não nos abandonarmos. Amar e nos respeitar.
Permanecer ao lado do outro enquanto é bom, enquanto gera crescimento, desperta sorriso, respeito, companheirismo, prazer e bem-estar.

 

Um bate-papo, um dedinho de prosa – como dizem os meus queridos conterrâneos mineiros! Um papo sobre o amor! Porque amor é bom e merece poesia, música, prosa e verso!
E o objetivo desse papo é aprofundar e ampliar a compreensão e o conhecimento que você tem de si mesmo, das suas experiências anteriores, do que está vivendo agora na vida amorosa ou do que quer viver. Lembrando que todo relacionamento é vivo e precisa de cuidados. E é natural que seja assim. É muito bom quando cuidamos da relação com carinho, quando encaramos esse cuidado como algo bom porque amamos a pessoa, porque queremos que dê certo e estamos dispostos a investir nosso tempo, nossas emoções e nos dar a oportunidade de aprender.

Este artigo não tem a pretensão de concluir o assunto. Cada casal têm seu próprio código, seus segredos, mitos e verdades. Nosso objetivo é ajudá-lo a encontrar-se e decifrar as próprias escolhas e condutas que, nem sempre, estão conscientes.

Quando ampliamos a visão, sem a intenção de buscar culpados ou acusar, mas com o desejo de melhorar a relação, podemos descobrir que estamos repetindo os erros do passado, comparando, insistindo em comportamentos que não trarão bons resultados. Podemos descobrir também, que estamos agindo como nossos pais, repetindo os padrões deles e até as mesmas atitudes.

Seja como for, seja o que descobrir e perceber, é a partir daí que a mudança pode começar. O que está oculto não tem força de transformação. Quando revela-se, quando “enxergamos”, ganhamos força e podemos mudar.

 

Algumas atitudes que podem dar certo para melhorar o seu relacionamento:

 

1. Quando os parceiros estabelecem um relacionamento, cada qual traz sua individualidade. Preserve a sua e respeite a individualidade do seu amor. Dessa forma, o casal se fortalece.

2. Procure resolver os conflitos e as dores dos relacionamentos passados. O relacionamento atual não suportará carregar as dores do passado. Vemos isso nas Constelações Sistêmicas. Relações mal resolvidas podem gerar conflitos na relação atual.

3. Tenha em mente qual é o seu lugar e papel na relação. O amor fica comprometido e enfraquece quando um parceiro age com o outro tentando educá-lo, melhorá-lo ou ajudá-lo como se fosse a mãe, o pai, tratando-o como a um filho (a).

4. Muito importante que a relação tenha equilíbrio entre o dar e receber. Quando cada um dá o seu melhor, ambos sentem-se respeitados e satisfeitos. Quando isso não ocorre, abre-se espaço para acusações, chantagens emocionais, crises de ciúme, carência, sentimento de abandono, etc.

5. Evite expor seu relacionamento. Cuidado para quem, o que, como e o que fala sobre seu relacionamento e seu parceiro (a). Isso, faz parte do respeito.


A sexualidade é um fator importante na relação e merece atenção e cuidados por parte de ambos. Lembrando que cobranças e críticas só afastam o seu parceiro (a).

Diálogo é sempre o melhor caminho. Se necessário, busque ajuda terapêutica.
A Terapia de Casal apresenta excelentes resultados e benefícios para o entendimento do casal.

Olhe para o seu amor.
Procure conhecer mais sobre a pessoa que você ama.
Quais seus sonhos, desejos, dificuldades, objetivos.
É muito bom quando a amizade faz parte do relacionamento.

Desejo que você seja feliz!

Workshop Amor em Fases: para você que está a fim de dar uma guinada e escrever uma nova página na sua vida amorosa! Saiba mais clicando aqui. 

Ivete Costa

+ artigos

Consultora em Gestão de Pessoas com especilização em Life Coaching – Sistema ISOR, Psicossíntese, Terapia Cognitivo-Comportamental e Constelação Familiar.