Lilith na Casa 9: a liberdade como prioridade

Lilith na Casa 9 é uma configuração que pode aparecer no Mapa Astral de uma pessoa. Ao se conectar a planetas, signos e casas, esse elemento revela, nas áreas regidas por cada um deles, todas as sombras e aspectos bastante desfavoráveis, mas que são essenciais para a nossa evolução pessoal.

E é essa configuração astral que trazemos como tema deste artigo. Aqui você vai descobrir o que significa Lilith no Mapa, quais são os temas da Casa 9, lar da Filosofia, da religião e das viagens longas, e qual é o resultado dessa união interessante.

Mas por que é tão importante entender Lilith nas casas? A resposta completa você vai encontrar à medida que for lendo o artigo. Mas já te damos um pequeno spoiler: quem não quer aprender a lidar com as próprias sombras e curar traumas importantes para poder seguir em frente? Então não perca nenhum detalhe e se surpreenda!

O que você encontrará neste artigo

Lilith no Mapa Astral

A Lilith é um ponto virtual – isso quer dizer que ela não é constituída de matéria, não é um objeto físico – calculado com base na órbita da Lua. Todo mundo tem esse ponto no Mapa, já que o lado sombra é um aspecto da personalidade de todos nós.

Por estar oculta, representa aquilo que omitimos e reprimimos, além de figurar aspectos extremamente desfavoráveis em nossas tendências de vida. Quase sempre vista forma negativa, é ela quem governa a rebeldia, compulsões, comportamentos autodestrutivos, tendência à autossabotagem. Mas também evoca nossa força de transformação e virada de mesa.

Entenda mais a fundo o que Lilith significa no Mapa Astral

Por vezes, a Astrologia faz alusão à existência duas posições para Lilith: a Lua Negra (ou Lilith Média), associada às repressões, tabus e áreas mal (ou não) resolvidas; e a Lilith Verdadeira (ou Lilith do Apogeu), um símbolo da sexualidade e poder femininos e da quebra de paradigmas.

Alguns estudiosos ainda remetem a uma terceira, a Lilith Escura, que consiste em uma “interpretação” mais intensa de seus temas. Mas vamos focar aqui os aspectos das duas (ou três) posições juntas, abordando somente uma Lilith, para um entendimento mais simples.

No tópico a seguir, você vai conhecer os principais temas da Casa 9, para poder entender em que aspectos Lilith impõe suas influências e em que terreno você está pisando.

A Casa 9 na Astrologia

Essa é uma das quatro casas cadentes – aquelas que distribuem e reordenam as energias geradas e concentradas nas outras casas. Expressa a expansão da mente, a ampliação dos horizontes. Por essa razão, está relacionada com ensino superior, pesquisas, viagens longas, religião/espiritualidade, metafísica.

Nessa casa, o conhecimento tem um propósito maior: explorar, questionar, investigar, buscar respostas e significados e elaborar o pensamento crítico.

A casa 9 também está relacionada com viagens longas – físicas, espirituais e aquelas que fazemos para dentro de nós mesmos. Versa também sobre nossos sonhos (literalmente falando, que ocorrem enquanto dormimos) e seus significados.

As experiências aqui envolvem trilhar um caminho para o crescimento pessoal e a evolução – seja como uma viagem ao exterior em busca de aquisição cultural ou um curso de especialização, seja o aprimoramento espiritual.

Ela responde a perguntas como “O que posso fazer para ser a minha melhor versão?” ou “Quanto chão eu ainda tenho pela frente?”. Aqui, calculamos todas as possibilidades e perspectivas que temos ao longo da vida.

É nessa casa, por exemplo, que sabemos se temos uma fé inabalável ou somos céticos, se temos curiosidade por viagens e diferentes culturas, se somos menos ou mais questionadores, se nos sentimos estimulados a aprender, e por aí vai.

O que significa Lilith na Casa 9?

Mulher com expressão de questionamento em um fundo azul

Com as energias lilithianas na Casa da Filosofia (também chamada de Casa de Deus e Casa do Conhecimento), ocorre a priorização máxima da liberdade e a rejeição total de qualquer limite ou barreira.

Aqui o “modo questionador” está mais do que ativado, e a pessoa com esse posicionamento tende a contestar toda e qualquer norma estabelecida pela sociedade, instituições religiosas e todos os sistemas de crença possíveis.

Tende a preferir a espiritualidade à religião, demonstrando inclusive aversão a dogmas e estruturas mais rigorosas. Pode sentir interesse pelo misticismo, ocultismo, filosofias alternativas e práticas espirituais “diferentonas”.

A rebeldia também se estende contra qualquer tipo de conhecimento que se dê fora do âmbito empírico. Essa insubordinação pode trazer uma mente inflexível, resistente a mudanças e constantemente em oposição a tudo que vá contra suas convicções, considerando apenas o próprio ponto de vista.

Também pode acarretar erros de julgamento, problemas com figuras de autoridade (em ambientes acadêmicos ou religiosos) e bloqueio da própria expansão (aquela máxima de “nadar, nadar... e morrer na praia”).

Saiba o que os quatro ângulos do Mapa Astral representam

Essa pessoa vive uma busca intensa por explorar culturas e lugares diferentes, com o objetivo de ampliar os horizontes e se aprofundar em estudos para se instruir e entender a razão das coisas.

Precisa se sentir livre para aprender, não admite que restrinjam seus pensamentos, cerceiem sua liberdade de expressão ou lhe imponham superioridade intelectual, ideológica, filosófica ou religiosa.

QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO

Precisa ter a seu lado alguém que estimule sua inteligência e permita trocas intelectuais. Por outro lado, não suporta conviver com quem compete por conhecimento ou a envolva em joguinhos de manipulação mental.

Tem atração por pessoas viajadas, inteligentes e com grande bagagem cultural, que compartilham o saber, estudos, viagens e atividades culturais em vez de disputá-los.

Sexualmente, também supervaloriza a liberdade, sentindo-se aberta a experimentar, explorar novas ideias e ter vivências “fora da caixa”.

Quais são os desafios desse posicionamento?

O maior desafio da Lilith é ela mesma, pois é um ponto de adversidade de rebeldia em todas as áreas de nossa vida. Mas isso não é de todo ruim, desde que traga (auto)questionamentos e desejo verdadeiro de transformação. Afinal de contas, ser rebelde é também reclamar nosso direito de ter um lugar ao sol.

Aqui a maior lição é aprender a lidar com a própria liberdade e com a liberdade do outro. Como esse é um valor inegociável para quem tem Lilith na Casa 9, é preciso entender também que só podemos ser livres se dermos espaço para o outro também ser livre.

Além disso, a necessidade de contestação precisa ser dosada, já que pode chegar a um nível em que essa pessoa começa a desafiar hierarquias, o que pode resultar em falta de respeito à ordem das coisas.

Infelizmente, em muitos casos, não vai ter jeito: vai ser preciso baixar a cabeça e obedecer. Para isso é que existem as leis, as normas e a ideia de sociedade.

Sagitário é o regente natural dessa casa, então ele adiciona ao espírito insurgente da Lilith toda a sua vontade alucinada por ser livre. Se não houver um direcionamento saudável e racional, as coisas tendem a dar muito errado.

Surpreenda-se com o mito da Lua Negra

Essa pessoa precisa abrir a mente e se tornar mais flexível, dando espaço para que a outra parte se manifeste. É necessário aprender a respeitar pontos de vista diferentes e evitar polarizações e extremismos, sobretudo no campo religioso e ideológico. É preciso que ela pratique a escuta ativa e a empatia, entendendo que não é a dona da razão e que as suas convicções não a tornam melhor do que ninguém. Tem que ser firme, sim, defender os pontos de vista, valorizar a si própria, mas, antes de mais nada, é vital manter trocas saudáveis e baseadas no respeito mútuo.

Afinal de contas, se essa pessoa ama tanto o conceito de liberdade, nada mais justo do que permitir que os outros também façam uso dessa prerrogativa. A Lua Negra quase sempre é demonizada, pois costumamos repelir tudo aquilo que nos causa medo. Mas não tem nada mais libertador – sobretudo nos domínios da Casa 9 – do que encarar os próprios medos com coragem e determinação para superá-los, ainda mais com um olhar generoso para nós mesmos, pois todos temos falhas e energias sombrias que precisam ser transmutadas em luz. Só assim conseguimos evoluir e melhorar o que está a nossa volta.

Você é assim também, uma pessoa que não abre mão da própria liberdade de jeito nenhum? Para você, as normas e convenções são uma verdadeira prisão?

Se sim, é bem provável que a rebeldia lilithiana tenha dado o ar da graça na sua Casa 9. Topa descobrir? Então faça aqui mesmo o seu Mapa Astral. E aproveite essa ferramenta completa para analisar todos os seus outros posicionamentos. Pode apostar que você vai se surpreender com o tanto de coisa que a Astrologia é capaz de revelar sobre sua personalidade!

Confira também: