Carta do Tarot de novembro de 2023: A Lua

Você se conhece bem?

Como vimos, o Arcano Regente de 2023 é O Carro, um símbolo de progresso, vitória, força de vontade e determinação.

Agora em novembro, o Regente será a carta A Lua, arcano de número 18 – quando somamos o Arcano 7 do ano (Carro) ao algarismo 11 (do mês de novembro), temos 18.

Quando esta carta surge para nós, temos que pensar em alguns conceitos tais como medo, ilusão, imaginação e perturbação.

Lua Cheia no cpeu

MEDO

Uma das imagens que associamos à Lua é a do medo, pois este satélite aparece quando está de noite, quando caminhamos no escuro, sem saber bem o que esperar. Nossos ancestrais ficavam tensos, já que atrás de cada arbusto poderia estar um inimigo ou mesmo um animal feroz.

No sentido mais metafórico, a noite fala de nosso inconsciente, de tudo aquilo que está imerso nas sombras, aspectos nossos que nos são desconhecidos. Neste caso, a luz fraca da lua joga sobre eles uma leve percepção e clareza. Não à toa, associamos este arcano com o trabalho árduo do autoconhecimento.

Seja como for, sentir medo é natural, e não devemos nos sentir mal, posto que se trata de uma reação que nos ajuda a identificar e evitar problemas. A situação não fica saudável quando somos totalmente tomados pelo temor e nosso poder de raciocínio fica embotado. Isso quando não emergimos num estado de total ansiedade ou pânico.

ILUSÃO

Seguindo nesta linha, se entramos neste estado de sermos dominados por nossos receios, começamos a acreditar em ilusões. Afinal, o medo começa com um pensamento, e isso, em si, por mais que o sintamos, não é factualmente real.

Se você tem medo de ser assaltado, não significa que isso irá acontecer, mas a convicção nesta imagem, que neste momento é falsa, irá fazê-lo agir de acordo com ela, o que pode levá-lo a muitos momentos desconfortáveis, desde não sair mais de casa, brigar com alguém, até inevitavelmente tomar decisões irracionais que o levarão a materializar o roubo.

IMAGINAÇÃO

É claro que não fazemos isso apenas no sentido negativo, o fazemos também em relação a desejos, como a pessoa que se engana achando que é correspondida por outra e enxerga sinais disso onde há apenas simpatia ou amizade.

Ou seja, ficamos imaginando uma vida inteira de acordo com nossa vontade e, por causa disso, deixamos de interagir no mundo real, no qual precisamos nos adaptar aos desejos dos outros e nos conformar com certas decepções.

PERTURBAÇÃO

Desse modo, temos que usar a energia da Lua para aquilo que ela tem de melhor, que é mergulhar no nosso inconsciente, nos conhecendo e estimulando igualmente nossa imaginação e criatividade. Senão, poderemos apenas ficar perturbados e desnorteados, confusos sobre nosso papel e lugar no mundo.

Você também pode gostar:

Neste mês, lembre que para vencer com o Carro, sendo bem sucedido de forma permanente na vida, é preciso antes saber bem quem se é, de modo a usar todos os seus talentos da melhor forma, encarando seus demônios internos e tendo mais confiança em si mesmo.

Confira também: